Cursos de Aperfeiçoamento

Características

Os Cursos de Aperfeiçoamento têm carga horária de 60 horas, a serem cumpridas em 20 semanas. Esses cursos são disponibilizados, via internet, durante 24 horas por dia, durante toda a duração do curso.

Público-alvo

Tendo como pré-requisito a Graduação, Cursos de Aperfeiçoamento são destinados a gestores e técnicos da administração direta e indireta.

Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

Após ter sua inscrição validada pela EGRN, os participantes receberão, por e-mail, login e senha para acesso ao conteúdo e às atividades do curso, na internet, no ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Getulio Vargas – http://moodle.fgv.br.

Material didático

Por correio, receberão, ainda, apostila e CD-ROM com o mesmo conteúdo disponibilizado na internet..

Período de inscrição

A inscrição nos Cursos de Aperfeiçoamento, na terceira oferta do PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA, ocorrerá de 25 de abril de 2016 a 15 de maio de 2016.

Período de realização

A realização dos Cursos de Extensão, na terceira oferta do PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA, ocorrerá de 30 de maio de 2016 a 02 de setembro de 2016.

Cursos ofertados

Clique nas disciplinas dos cursos para conhecer seu conteúdo.

Gestão de Recursos Humanos

Trata da gestão das habilidades para o desenvolvimento de pessoas e equipes, de modo a possibilitar que a organização obtenha os resultados por ela esperados.

Área: Administração/Recursos Humanos
Disciplinas: Gestão de Pessoas e Competências Gerenciais

GESTÃO DE PESSOAS

Profª. Sylvia Vergara, Doutora, UFRJ

Objetivo

Refletir sobre as interações humanas, de modo a contribuir para a sua atuação, de forma consequente, no ambiente de negócios.

Conteúdo programático

  • Motivação: teorias sobre motivação, mecanismos de defesa, autodesenvolvimento.
  • Processo de comunicação: conceitos básicos, comunicação escrita, comunicação oral.
  • Trabalho em equipe: funcionamento das equipes, diferenças individuais, desenvolvimento de equipes.
  • Competência e desempenho: gestão por competência, competência na empresa, captação de talentos, avaliação de desempenho.

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Prof. Leopoldo Antonio de Oliveira Neto, Doutor, USP

Objetivo

Analisar a cultura organizacional, abordando o papel da liderança nas organizações e o trabalho em equipes.

Conteúdo programático

  • Gestão de RH e competitividade: gestão estratégica de recursos humanos, cultura organizacional, comportamentos, símbolos e sistemas.
  • Liderança nas organizações contemporâneas: liderança e modelos de gestão, liderança, motivação e comunicação, modelos de competências voltado para resultados.
  • Descoberta e gerência de talentos: componentes da aprendizagem, potencial, tendências e aprendizagem, ambiente organizacional
  • Equipes: organização de equipes, reuniões em equipe

Gestão da Saúde

Trata dos componentes da qualidade, de modo a contribuir com o aumento da segurança das organizações de saúde e da assistência propriamente dita.

Área: Administração/Saúde
Disciplinas: Segurança Hospitalar e Políticas de Saúde

SEGURANÇA HOSPITALAR

Profª. Laura Schiesari, Doutora, USP

Objetivo

Analisar a gestão da qualidade em saúde e a segurança do paciente, além de instrumentalizar para o uso de diferentes metodologias e ferramentas de gestão da qualidade.

Conteúdo programático

  • Avaliação da qualidade em saúde: avaliação em saúde, qualidade no sistema de saúde, avaliação externa da qualidade hospitalar, acreditação hospitalar, características dos sistemas de qualidade.
  • Segurança do paciente: eventos diversos, monitoramento de eventos adversos, metas de segurança do paciente.
  • Instrumentos para avaliação interna da qualidade da assistência em saúde: projetos de melhoria de qualidade, auditoria em saúde, indicadores de qualidade e de segurança, satisfação do paciente.

POLÍTICAS DE SAÚDE

Prof. Assis Luiz Mafort Ouverney, Mestre, FGV
Profª. Valéria Rosa Bicudo, Doutoranda, UFRJ

Objetivo

Analisar o processo de formação, implantação e desenvolvimento do SUS, visando à administração eficiente das políticas públicas.

Conteúdo programático

  • Formação e desenvolvimento do SUS: políticas de saúde no Brasil, formato institucional do SUS, desenvolvimento do SUS.
  • Gestão das políticas públicas e regionalização: novo ambiente da gestão, relações federativas e relações intergovernamentais, estratégia de regionalização da NOAS.

Planejamento, gestão e avaliação: instrumentos de planejamento, dinâmica da avaliação em saúde, modelo da legislação da saúde.

Gestão da Segurança

Trata dos principais processos gerenciais e das principais discussões sobre criminalidade e violência, de modo a apontar estratégias para seu controle.

Área: Administração/Segurança
Disciplinas:Gestão do Serviço Público e Políticas de Segurança

GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO

Profª. Marília Magarão Costa, Doutoranda, UFRJ
Prof. Victor Cláudio Paradela Ferreira, Doutor, FGV

Objetivo

Analisar as mudanças do mundo contemporâneo e seus impactos na gestão de pública.

Conteúdo programático

  • Atuação das organizações governamentais: orientação por resultados, flexibilidade, gestão da qualidade total, responsabilidade e transparência.
  • Modelagem de processos de trabalho: mapeamento de processos, modelagem de processos, alinhamento e decisão, identificação de riscos operacionais.
  • Modelagem organizacional: estrutura clássica, estrutura matricial, estrutura celular e adhocracia, modelo holográfico, reengenharia organizacional, terceirização, desafios do setor público.

POLÍTICAS DE SEGURANÇA

Prof. Eduardo Cerqueira Batitucci
Prof. Vicente Riccio

Objetivo

Realizar uma análise das teorias sociológicas sobre a criminalidade e a violência, diagnosticando o fenômeno criminoso na sociedade.

Conteúdo programático

  • Abordagem sociológica do crime e da violência: abordagens clássicas, consolidação da interpretação sociológica, anomia social, subcultura da violência e do crime.
  • Contribuições teóricas diversas: teorias de aprendizagem social, teorias do controle social, teoria dos rótulos, teoria de escolha racional.
  • Estratégias de combate à criminalidade: polícia comunitária, patrulha motorizada preventiva, prevenção de crimes de rua.

voltar