PALESTRANTES


Abertura

Das 9h30min às 10h

Francisco Rubio Sanchez

Paulo Wanderley

Mizael Conrado

FGV no FIFA Master

10h às 11h15

Ricardo Leão de Andrade – Mestre em Humanidades, Gestão e Direito do Esporte (FIFA Master - 18. ed.), Mestre em Ciências do Esporte e Bacharel em Educação Física (UFMG). Coordenador de Operações de Estádio – Mineirão (Comitê Organizador da Copa América CONMEBOL Brasil 2019), Professor do Centro Universitário UNA e Instrutor CBF Academy. Foi Gerente de Competição do Torneio Olímpico de Futebol (Comitê̂ Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016) e Coordenador de Atendimento à Seleção Brasileira / TLO Brazil (Comitê̂ Organizador da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014).

Stephania Lacerda – Profissional de Gestão de Eventos Esportivos com início da carreira como voluntária em eventos internacionais com a FIFA e UEFA, também trabalhando em grandes eventos como 3 Mundiais de Futsal, Copas do Mundo e EURO Copa. Formada em Direito com especialização em Gestão, Marketing e Direito Desportivo pelo programa executivo da FGV/CIES/FIFA e mestrado pelo FIFA Master.

Ulisses de Almeida Prado Bresciani – Advogado da Sociedade Esportiva Palmeiras; FIFA Master (Mestrado Internacional em Direito, Gestão e Humanidades no Esporte - organizado pelo CIES em parceria com Bocconi SDA, Université de Neuchâtel e De Montfort University); Pós-Graduação em Direito Empresarial pela EPM - Escola Paulista da Magistratura; Bacharel em Direito pela Fundação Getúlio Vargas, com intercâmbio na Facoltà di Economia da Università degli Studi di Torino; Formação Complementar em Relações Internacionais pelo CPDOC-FGV.

FIFA Master na FIFA, na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos

Das 11h20min às 12h20

Juliana Correa

Fabio Laudisio – Diretor de Novos Negócios e Parcerias da NBA, fará palestra no IX Seminário Gestão Esportiva FGV/CIES sobre as perspectivas comerciais e de marketing da NBA no Brasil e a importância da qualificação acadêmica na sua trajetória profissional. Fabio foi um dos primeiros brasileiros graduados pelo FIFA Master, considerado melhor pós-graduação do mundo na indústria do esporte, e em sua trajetória profissional teve oportunidade de trabalhar como Assistente Internacional da FIFA no Comitê Coreano Organizador da Copa do Mundo FIFA 2002 Japão e Coreia. Ao voltar ao Brasil em 2002 abriu a VIS Sport Consulting e atuou como empresário esportivo junto a clientes como a Oi Telecon, Peugeot, Gol Airlines, eventos como Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e em projetos com atletas como Ronaldinho Gaúcho, Fernanda Keller, Flavio Canto, João Derli, Mayra Aguiar e Joana Maranhão. Em 2008, foi trabalhar como Gerente de Esportes e Eventos da Red Bull Brasil/Argentina/Paraguai, realizando mais de 500 eventos, como Red Bull Air Race e Red Bull X- Filghters, além da gestão de projetos com atletas como Neymar, Alisson Cerutti, Adriano de Souza, Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Barros, Sandro Dias dentre outros. Em 2011 transferiu-se para o grupo Dentsu Aegis, onde exerceu o cargo de diretor de marketing esportivo e entretenimento, trabalhando com empresas como a Sony, Toyota, Cup Noodles, Hitachi, Cânon, em eventos como Mundial de Clubes Fifa 2011/ 2012, Copa das Confederações 2013 e Copa de Mundo Fifa Brasil 2014. Após breve passagem como diretor de Marketing e Comercial da Federação Paulista de Futebol em 2015, retornou a Dentsu e participou da execução da Casa do Japão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, posteriormente em 2017 tornou-se Diretor de Marketing, Comunicação e Comercial da Japan House, projeto do governo japonês em SP para divulgar o melhor do entreenimento e da cultura contemporânea japonesa, realizando shows musicais, exposições de arte, filmes, pop up stores, dentre outras atividades. Desde outubro de 2018 ocupa o cargo de Diretor de Novos Negócios e Parcerias da NBA Brasil.

Henrique Pelosi – Formado pela FGV/EAESP, atuou nos jogos olímpicos de inverno Turim 2006 e Vancouver 2010. FIFA Master 13ª Edição, gerenciou de 2013-16 pela Octagon os ativos esportivos da Mastercard (CBF, Roland Garros, Miami Open, FWC, Copa América, Tomorrowland, etc). Após os Jogos Rio 2016, assessorando a delegação do Qatar, se licenciou do esporte. Hoje é consultor financeiro e atua com renegociação de contratos corporativos. É decacampeão brasileiro.

FIFA Master no Futebol Brasileiro

Das 14h às 15h20min

Manoel Flores – Experiência Profissional.

Presente

  • Diretor de competições – CBF
  • VP da Comissão de Clubes e Competições – Conmebol
  • Membro (Suplente) – Conselho Nacional do Esporte (CNE)
  • Coordenador Executivo dos Amistosos da Seleção Brasileira no Brasil

2014

  • National Project Leader do FIFA 11 For Health – FIFA

2006 – 2008

  • Esporte Interativo

Educação

  • Mestrado em Gestão Esportiva: FIFA Masters – Inglaterra/Itália/Suíça
  • Bacharel – Administração de Empresas: IBMEC – Faculdade de Economia e Finanças – Rio de Janeiro e Boston University – Boston/EUA

Andre Megale – Advogado, mestrado FIFA MA 06/07, atualmente diretor de governança e conformidade da CBF.

Enio Gualberto – Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e Mestre em Administração, Direito e Humanidades do Esporte pelo Centre International d’Etude du Sport (FIFA Master). Advogado inscrito na Ordem do Advogados do Brasil.

Alexandre Miranda – Advogado de Direito Desportivo do CSMV Advogados; Mestrado na FIFA (FIFA MASTER: Humanities, Management and Law of Sport); Especialista em Direito Desportivo pelo IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; Professor titular no curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo e Gestão Esportiva da FBT/INEJE; Professor do curso de Pós-Graduação do IIDD - Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo; Presidente do Tribunal Disciplinar Paralímpico do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro e Vice-Presidente da Comissão Disciplinar da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.

Gustavo Vieira – FIFA MASTER 2000 / 2001, Administrador de Empresa, Pós-Graduado em Finanças Corporativa pela FGV, Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC.

Experiência profissional no segmento esportivo:

  • AFA - ARGENTINA - Departamento de Transferência Internacional - 2001
  • CBV - Rio de Janeiro - Responsável pela Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 - 2002 - 2004
  • CSV - Confederação Sul Americana de Voleibol - Secretário Executivo - 2004 - 2006
  • Federação de Futebol do Estado do Espirito Santo - Diretor Executivo - 2008 - 2014
  • Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espirito Santo - Presidente - mandato abril de 2015 - abril de 2019 - reeleito até abril de 2023

FIFA Master no Mercado

Das 15h40min às 17h

Carlos Eduardo Ferreira – Formado em administração de empresas pela FAAP em São Paulo, com MBA pela BSP / Universidade de Toronto e Mestrado Internacional em Gestão, Humanidades e Direitos do Esporte pelo CIES, FIFA Master. Trabalhou na A.T.Keaney entre 1998 e 2002 onde gerenciou projetos de consultoria para grandes clientes internacionais, como Unilever, Visa, Carrefour e Ford.

Em 2004 fundou a Golden Goal Sports Ventures, empresa que teve o controle adquirido pelo Grupo Inglês Chime Communications em 2011, passando a atuar como CSM Sport & Entertainment.

Lidera os negócios da CSM no Brasil e na América Latina desde então. A empresa se tornou um dos principais players do mercado esportivo nacional, tendo contratado mais de 20 mil funcionários na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e trabalhado com 14 patrocinadores oficiais nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Leo Ledeman – Graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Master in Law (LL.M) pela Nottingham Law School; e Master (MA) in Management, Law and Humanities of Sportpelas Universidade De Monfort, DAS Bocconi e Université de Neuchâtel – FIFA MASTER.Diretor Geral da GMR Marketing no Brasil é responsável pelo gerenciamento dos clientes e operação em toda América Latina, com experiência nas áreas de Live e Experiential Marketing, Patrocínio e Marketing Esportivo. Participou de grandes eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Carnaval e Rock in Rio. Antes de entrar na GMR Marketing trabalhou no Esporte Interativo e Deloitte.

Andres Cardenas – Andres conta com mais de 15 anos de experiência internacional no mercado esportivo com passagens pela Suíça, Itália, Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Sua carreira pós-mestrado começou no Comitê Olímpico Internacional onde ele trabalhou no projeto de transferência de conhecimento ajudando o Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de Torino 2006 com aprendizados de Sydney 2000 e Atenas 2004. A convite do COB, Andrés retornou ao Brasil para formar parte da equipe da Candidatura Rio 2016, na função de Gerente de Relações Internacionais e Marketing, trabalhando de perto com as diferentes consultorias internacionais e no relacionamento com o COI e formadores de opinião do mundo Olímpico. Após uma candidatura vitoriosa, ele decidiu se aproximar da sua maior paixão: o futebol. Para isto ele assumiu o cargo de Diretor da América Latina na Octagon Sports Marketing em Miami onde ele cresceu o portfolio da empresa na região e trabalhou com as contas da MasterCard, DHL, Budweiser, e Cisco em projetos da Copa América, UEFA Champions League, Copa do Mundo, entre outros. Hoje, Andrés atua como Global Head of Football na Minute Media, empresa de tecnologia e mídia que tem como principal marca a 90min, maior plataforma digital de futebol no mundo. Baseado em Londres, ele é responsável pela gestão global da marca e conta com equipes em Nova Iorque, São Paulo, Londres, Singapura e Tóquio focadas em parcerias e produção de conteúdo para grandes marcas.

João Frigerio – é um empreendedor e consultor com larga experiência na indústria do esporte. Sua especialidade abrange áreas de marketing, direitos de mídia, comunicações, mídia digital e patrocínio, e ele é reconhecido como um habilidoso “networker”.

João fala 5 línguas (Inglês, Português, Francês, Italiano e Espanhol), tem um Exec. MBA pela Universidade de São Paulo (BRA) e mestrado em Gestão, Ciências Sociais e Direito do Esporte, pela Universidade De Monfort (GBR), SDA Bocconi (ITA) e Université de Neuchâtel (SUI) - o FIFA Master.

Ele é co-autor de “Mobile Sports Rights in Europe 2006”, “Sports on Broadband 2007: Video Rights, the Internet and IPTV” e do “Soccerex Football Finance 100”. Antes de iniciar seu próprio negócio de consultoria, ele foi Gerente Geral da Sportcal Europe por quatro anos e, antes disso, editor sênior do Fifaworldcup.com da FIFA em português, antes e durante a Copa do Mundo da FIFA 2006. João é também o criador da mais importante feira de empregos no esporte do mundo, a iWorkinSport Job Fair. Ele é ex-vice-presidente e atualmente diretor executivo da Associação dos Ex-Alunos do FIFA Master.

Instituto Olímpico Brasileiro e Academia Paralímpica Brasileira

Das 17h às 17h50

Soraya Carvalho

Ivaldo Brandão Vieira

Encerramento

Das 19h às 19h30min

Ricardo Trade – É representante local do CIES – Centro Internacional de Estudos do Esporte. Bacharel em saúde e educação física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas, com licenciatura em informática pelo Centro Universitário UMA; bacharel em administração de empresas e gestão pela PUC-MG e consultor para a Copa do Mundo FIFA 2022 no Qatar. Foi membro da Comissão Suprema de Entrega e Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, consultor da FIFA para a Copa do Mundo FIFA 2018, diretor de serviços de Jogos para o Comitê de Candidatura Rio 2016, diretor de operações no MOC (principal centro operacional) para a Organização Pan-Americana dos Jogos Rio 2007, gerente geral de serviços de Jogos do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e CEO da Confederação Brasileira de Vôlei.

Elaine Lemos – Graduada na Suffolk University com triple major em International Business, Entrepreneurship and Management (2012). Mestrado em Sports Management pelo FIFA Master 15ª Edição, responsável pela CBF Academy. Já atuou na administração da diretoria de seleções na Confederação Brasileira de Futebol, atua como gerente de planejamento e da CBF Academy na Confederação Brasileira de Futebol.


Glauber Lobato – Professor, Coordenador de Produto na FGV Educação Executiva. Possui vasta experiência em Educação atuando em Educação Corporativa, Básica, Ensino Técnico e Superior. Pesquisador nas áreas de: Educação, Tecnologia Educacional, Cultura e Inovação, Neurociência, Conhecimento e Aprendizagem.

TOPO