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O Nova inclui uma solução própria para integração de jogos educacionais
Similar à solução de infográficos, com forte orientação para implementação de jogos, servindo um sistema de preload para áudios, html de template, arquivos de imagem e dados.
O sistema de incorporação de jogos se dá pelo componente nm-jogos
através do atribudo data-active
.
Por padrão, os jogos são chamados dentro de um popup utilizando o sistema de popup do framework. Para tanto, são necessários três elementos: a chamada do popup, o conteúdo do popup com a chamada para o componente de jogo e o compoenente do jogo em si.
<div id="forca_containner" // ID para identificação do container do jogo data-active="nm_jogo" // Comando para ativar módulo de jogo e identificá-lo como tal data-href="nm-forca" // Nome de referência utilizado para compor nomes default para demais atributos [ ex: nm-forca ] data-folder="./extras/" // Opcional - Local onde a posta com o jogo se encontra relativamente à tela [ Default: ./extras/nm-forca ] data-script // Opcional - caminho para o arquivo principal de javascript [ Default: js/main.js ] data-style // Opcional - caminho para o arquivo principal de css [ Default: css/estilo.css ] data-style // Opcional - caminho para o arquivo principal de template [ Default: game.html ] data-init // Opcional - função para ativação do jogo [ Default: id só com letras e números somado à Init, nmforcaInit ] data-perguntas="data/jogo_palavras.xml" // Opcional - atributo extra ></div>
O construtor básico do jogo será uma função dentro do arquivo principal de script que será ativada passando o objeto jQuery do elemento DOM com a chamada do jogo e uma pequena biblioteca com funções úteis.
var exemploInit = function( $containner, utilLib ){ /* Seus códigos */ };
O objeto utilLib
dispõem alguns métodos de apoio padronizados. As duas principais funções são:
A função aplica uma transformação através da string ao objeto, via css, incluido os devidos prefixos.
utilLib.cssTransform('.nucleo', 'scale( 0.5 )')
Atenção: a função sobreescreve qualquer transformação que o objeto já tenha.
A função controla o carregamento de diversos recursos e retorna, ao fim de todas as dependências para uma função callback, um objeto com as respectivas referências.
extras.preload( [ { type:"data", src: './data/jogo-perguntas.json', id:'perguntas' }, { type:"audio", src: './audios/jogo-trilha.mp3', id:'trilha' }, { type:"image", src: './img/jogo-bg.jpg', id:'bg' }, { type:"quest", url: './data/jogo-questionario.xml', basic: true, id:'questionario' }, ], function( libDependencias ){ jogo.init(libDependencias); // use aqui a sua função nm.sounds.start( libDependencias.trilha ); console.log('Dependências carregadas'); });
Como visto no exemplo, o preload permite carregar sons, imagens, arquivos de dados ( json ou xml ) e um questionário. Cada qual desses contendo suas propriedades e métodos.
Clique em cada um para um documentação mais detalhes.