Esse conteúdo foi desenvolvido para ser melhor visualizado em navegadores modernos.
Para um melhor aproveitamento, por favor atualize o seu navegador ou utilize o Chrome, Firefox ou Edge atualizado.
Esse conteúdo foi desenvolvido para ser melhor visualizado em navegadores modernos.
Para um melhor aproveitamento, por favor atualize o seu navegador ou utilize o Chrome, Firefox ou Edge atualizado.
A construção dos elementos do editor foi pensada levando em consideração a acessibilidade e a sua compatibilidade com leitores de tela. Por conta disso, os elementos disponíveis devem ser utilizados pela sua semântica e não pela aparência.
Tem como propriedade os tipos:
Dentro do elemento parágrafo, os textos podem ser formatados com as seguintes propriedades:
![]() |
Abreviação: utilizado em Siglas. Permite a inclusão do termo por extenso na sua propriedade. Ao incluir o texto por extenso, é criado um sublinhado na sigla selecionada e, ao passar o mouse, é exibido o termo informado na propriedade em uma pop-up. |
![]() |
Anexo: adiciona link para arquivo anexo. Ao selecionar esta opção, clique em escolher arquivo no menu lateral esquerdo. Você poderá escolher fazer o upload de um arquivo ou escolher algum que já esteja disponível. |
![]() |
Autor ou fonte: utilizado para inserir nome de um autor ou fonte. Cria um elemento <cite>. O elemento HTML representa uma referência a um trabalho artístico. Deve incluir o título do trabalho ou uma URL de referência, que pode ser em uma forma abreviada de acordo com as convenções usadas para a adição dos metadados de citação. |
![]() |
Código: exibe formatação em padrão da web para textos de códigos. |
![]() |
Destacado: cria um destaque visual no texto selecionado. |
![]() |
Ênfase: destaca o texto com negrito. Leitores de tela darão uma ênfase na leitura de textos com essa propriedade. |
![]() |
Figura de linguagem: destaca o texto com itálico. |
![]() |
Grifo: destaca o texto com um sublinhado. |
![]() |
Língua estrangeira: destaca o texto com itálico, porém com atributo de escolha do idioma. Os leitores de tela farão a leitura do texto destacado com o idioma escolhido. |
![]() |
Tachado: cria uma linha que transpassa o meio do texto. |
![]() |
Tecla do teclado: exibe formatação em padrão da web para teclas do teclado. |
![]() |
Sobrescrito: reduz o tamanho do texto e desloca um pouco para cima da linha. |
![]() |
Subscrito: reduz o tamanho do texto e desloca um pouco para baixo da linha. |
![]() |
Link: cria um link para página externa. A selecionar esta opção, será necessário informar o endereço do site pretendido. |
Tooltip: cria um hipertexto para textos curtos e sem formatação que são cadastrados nas propriedades do componente. Pode-se cadastrar título e descrição ou apenas a descrição. O tamanho é fixo e é definido pelo render escolhido na configuração da disciplina.
![]() |
Pop upcria um hipertexto para bloco de conteúdo em texto com formatação e imagens. O hipertexto pode ser endereçado para uma url ou para um conteúdo extra (Id) configurado em propriedades. O tamanho da janela também pode ser configurado na propriedade do componente. |
![]() |
Autor ou fonte: Atribui uma propriedade de autoria de citação para o texto do parágrafo. A apresentação gráfica deste elemento é controlada pelo render escolhido para a disciplina. |
![]() |
Nota de revisão: Destaca o texto em vermelho no texto selecionado na página de edição. Este recurso é utilizado para adicionar comentários ou informações úteis para determinados pontos da tela e que servem apenas como orientação para a confecção da mesma. Os textos classificados como "nota de revisão" não são apresentados no preview e na exportação. |
![]() |
Imagem: Adiciona uma imagem dentro de um parágrafo. |
Pode ser classificado com principal, secundário ou terciário a fim de criar uma hierarquia de títulos. Possui como opções de formatação a ênfase, grifo, língua estrangeira, abreviação e nota de revisão.
O destaque adiciona um bloco para textos em destaque. No tipo de destaque, é possível indicar um bloco de destaque ou um bloco de citação.
Permite a adição direta de códigos HTML que são interpretados pelo navegador.
Adiciona à página um componente de lista com um item de lista já adicionado. Tem como propriedade o estilo de marcador (bullets, números, letras etc.). Possibilita a adição de novos itens de lista dentro dele.
Item de lista: são adicionados apenas dentro de componentes de lista e permite a adição de parágrafo ou novo componente de lista dentro deles.
Cria um bloco com características de um rótulo, no qual podem ser configuradas algumas propriedades. São elas:
Além disso, é possível indicar se o Tag será do tipo complementar ou não.
Quando um Tag funcionar como botão para um Link externo ou Link pop up, é necessário indicar no campo "url ou id" o endereço da página ou o "id" da seção, configurado na tela de conteúdos extras.
Quando uma Tag funcionar como botão para um Link anexo, é necessário clicar no botão "escolher arquivo".
Ao clicar em "escolher arquivo", você será redirecionado para a tela de anexos. Clique em "Inserir Arquivo". Em seguida, clique no botão "Escolher" para "linkar" o arquivo ao Tag.
Adiciona uma tabela com 3 colunas, 3 linhas, cabeçalho e rodapé. A retirada do cabeçalho e do rodapé pode ser feita desmarcando essa opção em propriedades.
Além disso, é possível modificar configurações de linhas e fundo da tabela.
Existe a possibilidade de configurar cada célula da tabela. Para isso, selecione a célula desejada para visualizar as propriedades de células.
Para excluir uma linha ou uma coluna, também é necessário selecionar uma célula.
Adiciona um componente que lista itens de forma interativa. Cada item é chamado de slide e pode conter um título e um conteúdo diagramado (texto e/ou imagem) qualquer.
A exibição do componente pode ser configurada em forma de accordion, carrossel, abas, pills ou etapas escolhida nas propriedades do componente de lista.
O componente, por padrão, é adicionado com três slides contendo um título e uma linha com coluna e parágrafo. Para adicionar um novo componente dentro do slide, selecione o bloco do slide e adicione uma linha.
Para adicionar um slide, clique no bloco do componente de liste e clique em "slide".
Para excluir um slide, selecione-o e clique na lixeira na parte superior do menu à esquerda.
Adiciona um bloco que questionário à tela. Para que esse componente funcione é necessário carregar o arquivo .xml com as informações do questionário. Não é possível criar um questionário sem o arquivo .xml.
Adiciona um componente interativo, que exibe "cartões" animados com uma face visível e outro oculta. A face oculta é exibida com a interação do usuário. A exibição dos Minicards pode ser configurada em Flip, Slidedown e Iris.
Inicialmente, o componente é adicionado com um cartão. Para adicionar mais cartões, selecione o bloco de minicards e clique em adicionar minicard-item.
Dentro de cada item do Minicard, é possível editar a face visível e a face oculta (escondido).
Clique no item que deseja editar e adicione os elementos do Minicard.
Observe o exemplo a seguir, em que a face visível é constituída por uma imagem e a face oculta contém um parágrafo de texto.
Adiciona um player de áudio à tela com a opção de selecionar um arquivo em formato .mp3 e possibilidade de adicionar uma imagem com descrição para acessibilidade.
Adiciona uma imagem com campo para descrição para acessibilidade. O que define o tamanho da imagem é a largura configurada na coluna em que ela está inserida.
Para inserir uma imagem, clique no campo "imagem" dentro de "elemento de mídia". Em seguida, no menu lateral à esquerda, clique em "Escolher arquivo".
Você será redirecionado para a tela de anexos, em que poderá selecionar inserir um arquivo já existente na disciplina ou na tela, ou escolher um novo. Deverá ser realizado o mesmo processo apresentado ao inserir um link anexo em um Tag.
Adiciona componente de imagem vetorial. Para que o componente funcione, é necessário um arquivo de imagem vetorial (.svg), um de códigos (.js) e um de estilo (.css).
Adiciona espaço para inclusão de infográfico interativo. Para que o componente funcione, é necessário um arquivo de template (.svg, .html ou .xhtml), um de códigos (.js), um de estilo (.css) e um de .xml.
Adiciona um player de vídeo à tela com a opção de selecionar um arquivo em formato .mp4 e possibilidade de adicionar uma descrição para acessibilidade.
Ao inserir o elemento "vídeo com descrição", clique em "elemento de mídia" e, em seguida, em "vídeo". No campo "endereço", indique o endereço do vídeo.
O player default para as videoaulas é: player.vimeo.com/video/165579271.
Para inserir um vídeo externo, é necessário inserir no campo "endereço" o código para incorporação do vídeo.
Observe, no exemplo a seguir, como incorporar um vídeo do YouTube.
Acesse, em seu navegador, o link do vídeo que deseja inserir no elemento e clique em "compartilhar".
No pop up, clique em "incorporar".
No código exibido, copie apenas o endereço do vídeo.
No Editor de Conteúdo, insira o link no campo "endereço".
Componente que permite a inclusão de animações em canvas. Para que o componente funcione, é necessário adicionar um arquivo de script (.js) e informar um nome de função e largura e altura na animação.