Workshop sobre Educação a Distância
10.04.2007
Metodologia deve crescer no país
Uma das principais conclusões do Workshop e-Learning Brasil, 2007, realizado nesta terça-feira na sede do FGV Online, no Rio de Janeiro , é a de que a metodologia será cada vez mais utilizada no Brasil, principalmente pelas empresas.
Um bom exemplo é o Banco do Brasil, onde o Ensino a Distância é o método utilizado em 60% dos cursos dirigidos a profissionais da instituição. No ano passado, foram 3,15 milhões de horas de capacitação online a seus funcionários, em um total de cerca de 185 mil treinamentos.
Evasão
No evento, a coordenadora geral de tutoria do FGV Online, Cláudia Capello, ressaltou que no Ensino a Distância o aluno tem mais liberdade que no método presencial tradicional. "Ele participa, compreende, interage, aprende e conquista autonomia. Não se trata de absorver tudo o que o professor diz", afirma Cláudia.
A taxa de evasão dos MBAs a distância do FGV Online varia de 11% a 13%, bem abaixo da média mundial de e-learning, que gira em torno de 67%. Segundo Cláudia, o baixo índice se deve à participação do professor-tutor, que atua como mediador entre a informação oferecida e o aluno.
Matéria publicada no site do e-Learning Brasil.
|