Atenção!

Este navegador não suporta alguns recursos desse site.

PROGRAMA

 

MÓDULO: Aspectos Políticos, Jurídicos e Regulatórios 

  • Política Pública de Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos (GSIR) - (20h/a)
  • Aspectos Jurídicos e Regulatórios Aplicados à Gestão de Resíduos - (20h/a)
  • Modelos de Contratação & Parcerias Públicos-Privadas (PPPs) - (20h/a) 

MÓDULO: Aspectos Ambientais e Sociais  

  • Processo de Licenciamento Ambiental - (20h/a)
  • Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - (10h/a)
  • Consórcios Públicos na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - (10h/a)
  • Projeto de Educação Ambiental e Inclusão Social - (20h/a)

MÓDULO: Aspectos Técnicos  

  • 8. Caracterização de Resíduos Sólidos - (20h/a)
  • 9. Coleta Seletiva, Compostagem e Reciclagem de Materiais - (20h/a)
  • 10. Sistemas de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos   - (20h/a)
  • 11. Sistemas de Tratamento Biológico de Resíduos Sólidos - (20h/a)
  • Aspectos Construtivos e Operacionais de plantas com recuperação de energia - (10h/a)
  • Manutenção e melhoria de performance - (10h/a)
  • Geração e Valorização de Energia a partir de Resíduos Sólidos - (20h/a)
  • Sistemas para produção de CDR para Coprocessamento e outras aplicações - (10h/a)

MÓDULO: Aspectos Econômico-Financeiros

  • Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos - (20h/a)
  • Elaboração de Projeto Econômico-financeiro de Tratamento Térmico - (10h/a)
  • Elaboração de Projeto Econômico-financeiro de Tratamento Biológico - (10h/a)
  • Benefícios ambientais, estratégia e projeto de viabilidade econômico-financeira de CDR - (10h/a)
  • Financiamento de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos - (20h/a)
  • Análise de Mercado, Oportunidades e Licitações Publicas - (20h/a)  

MÓDULO: Elaboração do Plano de Negócios

  • Orientação do Plano de Negócios - (20h/a)  

Carga horária total: 360 h/a


Observações:  

  • A sequência das disciplinas poderá sofrer alterações a fim de prover melhorias acadêmicas.  
  • A FGV se reserva o direito de, excepcionalmente, ajustar a programação aqui descrita, sem prejuízo da carga horária, antes da data prevista para o início das atividades, mediante prévia comunicação entre as partes.  

EMENTAS

 

Política Pública de Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos (GSIR)  

Introdução à Política Pública. Políticas Públicas no contexto internacional. Instrumentos de efetivação de Políticas Públicas. Governança Ambiental Global. Instrumentos de Governança Ambiental. Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos (GSIR). Aspectos integrantes da GSIR. Planejamento e elaboração da GSIR. Estudos de caso.   


Aspectos Jurídicos e Regulatórios Aplicados à Gestão de Resíduos  

Política Nacional de Resíduos Sólidos: regulação específica sobe recuperação energética e Combustível Derivado de Resíduos (CDR). Lei Nacional do Saneamento: alterações do novo marco legal do saneamento em relação a resíduos. Aspectos Ambientais: responsabilidade civil e licenciamento ambiental. Teoria da regulação. Regulação da União Europeia. Agências reguladoras. Regulação do setor de energia elétrica. Regulação do setor de biocombustíveis. RenovaBio. Regulação das mudanças climáticas. Autorregulação. Estudo de caso: aterro sanitário vs incineração de RSU. 


Modelos de Contratação & Parcerias Públicos-Privadas (PPPs)  

Introdução ao direito administrativo. Introdução aos contratos públicos. Lei nº 8.666/93. Lei nº 11.079/2004 (PPPs). Regime contratual de concessão patrocinada. Projeto de constituição de PPP. Aspectos licitatórios. Análise de cláusulas de contrato de concessão. Inadimplemento contratual. Excludentes de responsabilidade por atraso em obras. Reequilíbrio econômico-financeiro.   


Processo de Licenciamento Ambiental  

Introdução ao processo de licenciamento ambiental. Procedimento RAS. Procedimento EIA/RIMA. Avaliação Ambiental Integrada. Termo de Referência. Licença Prévia. Licença de Instalação. Licença de Operação. Licenciamento ambiental estratégico. Estudo de caso: licenciamento da URE Americana, URE Barueri e URE Mauá.  


Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos  

Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Conceituação do PGIRS conforme a PNRS. Planos Estaduais, Regionais e Municipais. Aspectos técnicos. Aspectos ambientais. Aspectos econômico-financeiros. Conceitos e concepção de soluções integradas para manejo de RSU. Análise de custo. Procedimento de elaboração do PGIRS. Estudo de caso de Gestão intermunicipal e de Plano Estadual. 


Consórcios Públicos na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos 

Introdução aos consórcios públicos. Políticas Públicas e Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Regionalização na PNRS e no contexto do novo marco do saneamento. Estruturação de consórcio públicos. Fontes de financiamento governamentais para consórcios públicos. Gestão de consórcios públicos. Consórcios públicos na prática: estudos de Caso.  


Educação Ambiental Participativa, Plano de Comunicação e Inclusão Social  

Efetividade na articulação entre as Políticas Nacionais de Educação de Ambiental e de Resíduos Sólidos. Premissas para os diálogos com o Poder Público e Sociedade Civil. Elaboração de programas e projetos de comunicação e educação ambiental no contexto do licenciamento ambiental. Novos negócios e oportunidades de empreendedorismo social para as Cooperativas de Catadoras e Catadores de Recicláveis no segmento da recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos. Estudos de casos. 


Caracterização de Resíduos Sólidos  

Conceituação técnica de resíduos sólidos. Aspectos históricos e influentes da presença e geração dos resíduos nas sociedades humanas. Análise, levantamento e Classificação dos resíduos sólidos. Propriedades físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos. Conceitos de caracterização de Resíduos Sólidos. Avaliação e apresentação de técnicas de análise e avaliação gravimétrica de resíduos sólidos. Avaliação e apresentação de técnicas de análise e avaliação para determinação das propriedades dos resíduos sólidos. Técnicas de avaliação estatística aplicadas. Plano de avaliação periódica de resíduos sólidos. Aspectos básicos do balanço material e energético envolvendo os resíduos sólidos, visando sua recuperação energética. Estudo de caso. 


Coleta Seletiva, Compostagem e Reciclagem de Materiais  

Introdução à Economia Circular. Tipos de coleta seletiva e seus impactos no processo de recolhimento e segregação de materiais. Coleta seletiva como instrumento de efetivação da reciclagem, compostagem e biodigestão anaeróbia. Integração da coleta seletiva ao tratamento mecânico biológico. Planos de Educação e Conscientização no âmbito da coleta seletiva. A importância da Gestão e Estruturação de Cooperativas e Associações de Catadores de RSU. Impactos econômicos, sociais e ambientais da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para valorização de Resíduos Sólidos. Subsídios e Incentivos à Inovação em Economia Circular no Brasil. Estudos de caso: Alemanha vs Brasil. 


Sistemas de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos  

Panorama mundial de tratamento térmico de resíduos sólidos. Avaliação da rota tecnológica para o tipo de resíduo. Incineração por grelhas móveis. Incineração em leito fluidizado. Coprocessamento de Combustível Derivado de Resíduos (CDR). Gaseificação em leito fluidizado. Gaseificação de lodo de esgoto e resíduos com baixo PCI. Pirólise para produção de óleo ou biocombustíveis. Pirólise para produção de eletricidade. Sistema de tratamento de gases (APC). Recuperação de metais. Sistema de recuperação de cinzas (bottom ash).  


Sistemas de Tratamento Biológico de Resíduos Sólidos  

Tratamento Mecânico Biológico. Biodigestão anaeróbia. Rotas tecnológicas de biodigestão anaeróbia. Codigestão. Biodigestão de resíduos urbanos. Biodigestão de resíduos animais. Biodigestão de resíduos vegetais. Sistema de captura e aproveitamento do gás de aterro. Sistemas de produção de biometano e CO2. Produção e comercialização de biofertilizantes.   


Aspectos construtivos e operacionais de plantas com recuperação de energia 

Tecnologias e processos disponíveis para plantas Waste-to-Energy e sistemas a partir de biogás. Critérios para escolha da tecnologia apropriada. Componentes básicos das plantas com recuperação de energia. Componentes específicos e variantes das plantas de biomassa, incineração, gaseificação, pirólise e coprocessamento. Instrumentação e controle de processo. Estudo de casos no Brasil de plantas de incineração de resíduos urbanos e industriais, gaseificação, pirólise, tratamento de lodo de esgoto, coprocessamento e sistemas de geração com biogás e biometano.  


Manutenção e melhoria de performance  

Manutenção de plantas Waste to Energy, de sistemas de geração de eletricidade com biogás/biometano. Sistemas de controle da poluição atmosférica em usinas de tratamento térmico. Introdução a sistemas de tratamento mecânico-biológico. Performance operacional e ambiental. Tecnologias de melhoria de performance e estudos de caso. 


Geração e Valorização de Energia a partir de Resíduos Sólidos  

Termoeletricidade no tratamento térmico de resíduos sólidos. Geração e aproveitamento de vapor em processos industriais e aquecimento residencial. Sistema de resfriamento a partir de vapor. Sistemas de geração de eletricidade com biogás. Utilização de biometano em veículos de transporte. Sistema Dual-fuel. Aspectos técnicos do biometano. Comercialização e transporte de biometano.   


Sistemas para produção de CDR para Coprocessamento e outras aplicações  

Conceito de Combustível derivado de Resíduos (CDR). Origem e tipologia de Resíduos viáveis para geração de CDR. Sistema de Geração de CDR em função da tipologia e características dos resíduos. Processos, equipamentos e exemplos práticos. Coprocessamento e outras tecnologias utilizadores de CDR. Cuidados com segurança e riscos. Equipe: conhecimento, treinamento e quantidade de mãos de obra.  


Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos  

Fundamentos de Análise Econômico-Financeira de Projetos. Composição e Projeção de Investimentos. Projeção de Custos e Receitas. Financiamento de Projetos. Elaboração de um modelo econômico-financeiro. Elaboração de memorial econômico-financeiro. Análise do retorno do investimento. Estudos de Value for Money.  


Elaboração de Projeto Econômico-financeiro de Tratamento Térmico  

Curso Prático de Elaboração e Aplicação de um Modelo Econômico-Financeiro para Análise de Viabilidade e Sensibilidade de projetos de Tratamento Térmico. Estudos de caso.   


Elaboração de Projeto Econômico-financeiro de Tratamento Biológico 

Curso Prático de Elaboração e Aplicação de um Modelo Econômico-Financeiro para Análise de Viabilidade e Sensibilidade de projetos de Tratamento Biológico. Estudos de caso.   


Benefícios ambientais, estratégia e projeto de viabilidade econômico-financeira de CDR  

Fundamentos, princípios e melhores práticas no negócio de produção de CDR. O CDR em diferentes países e tendencia. Investimentos e Custos. Estratégia e o papel dos diversos atores do mercado. Ganhos ambientais, reciclagem e redução gases de efeito estufa da atividade. Estudo participativo em classe de projeto de viabilidade econômico-financeira e prática de implementação de um projeto. 


Financiamento de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos  

Introdução ao Financiamento de Projetos. Disposições contratuais complexas. Riscos Qualitativos: Identificação, Análise e Mitigação. Contratualização e negociação. Avaliação preliminar. Ferramentas de financiamento e estruturação financeira. Análise quantitativa, dimensionamento e estruturação de dívidas. Documentando o negócio. Cronograma do Project Finance. Financiamento de projetos de infraestrutura. Financiamento de projetos PPP / PFI. Financiamento de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos.  


Análise de Mercado, Oportunidades e Licitações Publicas  

Introdução aos conceitos de análise de mercado e aplicação no Plano de Negócios. Planejamento Estratégico. Planejamento de Marketing. Estratégia Competitiva e análise de competitividade. Riscos de mercado. Análise de Perfil de Clientes e competidores. Participação em licitações publicas e estratégias de ofertas. Gestão de Projetos e contratos.  


Orientação do Plano de Negócios (TCC)  

Princípios da metodologia científica para elaboração do Plano de Negócios. Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica. Uso de padrões de referência (ABNT). Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais. Elementos de um Plano de Negócios.  

 

Voltar ao topo