Este navegador não suporta alguns recursos desse site.
Modalidade: Semipresencial (virtual + presencial)
Previsão de início: 14/10/2024
Duração média: 2 meses
Aplicação do curso: 7 encontros virtuais de 03 horas-aula + 01 encontro presencial de 09 horas-aula
Dias e horários:
Aula Inaugural (virtual, via Zoom):
Data: 14/10/2024
Horário: 18h30 às 19h00
Aulas Virtuais Síncronas (realizadas via Zoom ou Teams):
Datas: 14, 21 e 28 /10, 04,11 e 18, 25/11/2024
Horário: 19h00 às 21h30
Aula Presencial:
Data: 03/12/2024
Local: FENABRAVE, São Paulo
Horário: 9h00 às 18h00
INVESTIMENTO (por aluno)
À vista: R$ 2.992,50
Parcelado: 4x de R$ 787,50 (total: R$ 3.150,00)
Forma de Pagamento: Boleto e nota fiscal, faturados em nome da empresa contratante.
Contrato: B2B – diretamente com as concessionárias e associações.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE! VAGAS LIMITADAS.
Observações:
Inscrições devem ser realizadas exclusivamente por desktop ou notebook; caso contrário, nosso sistema não as processará.
O curso poderá ser cancelado ou adiado caso não atinja o quórum mínimo necessário para sua viabilidade.
OBJETIVOS DO CURSO
Determinar a amplitude de atuação do negócio;
Tomar decisões estratégicas à luz dos desafios contemporâneos;
Construir o planejamento estratégico fundamentado na proposta de valor da empresa;
Analisar a empresa de forma sistêmica, com vistas à integração das áreas Estratégica, Tática e Operacional, gerando valor para o negócio em curto e médio prazos;
Controlar a execução da estratégia com a implantação da gestão de resultados e o uso de indicadores e metas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 - Fundamentos do pensamento estratégico: conceito de estratégia
Escolas do pensamento estratégico.
Estratégia corporativa.
Estratégia de negócios.
Módulo 2 - Referenciais estratégicos
Definição do negócio.
Elaboração da visão de futuro.
Missão: propósito de existência da organização.
Valores da organização.
Políticas da organização.
Módulo 3 - Análise do ambiente externo
O macroambiente de negócios.
Análise do ambiente externo: a identificação das tendências.
Cenários, oportunidades e ameaças.
A estrutura e as críticas do modelo das 5 forças competitivas.
Módulo 4 - Análise do ambiente interno
O quadro geral da análise do ambiente interno.
Recursos, capacidade e competências essenciais.
Diagnóstico das forças e fraquezas, matriz SWOT.
Avaliação estratégica.
Módulo 5 - Formulação da estratégia de negócios
Matriz ANSOFF.
Estratégicas genéricas de competição.
O posicionamento estratégico.
A abordagem da disciplina dos líderes de mercado.
A cadeia de valor.
Sistemas de atividade.
A estratégia do oceano azul.
Canvas.
Estratégia de plataforma.
Módulo 6 - Objetivos estratégicos
O quadro geral da análise do ambiente interno.
Recursos, capacidade e competências essenciais.
Diagnóstico das forças e fraquezas, matriz SWOT.
Avaliação estratégica.
COORDENADOR
DOCENTE(S)*
CONTATO: cursos.empresas@fgv.br
Nota 1: hora-aula com 50 (cinquenta) minutos de duração, correspondentes a 25 horas.
Nota 2: a confirmação do(s) docente(s) deve acontecer após a validação da ementa e datas pela equipe Fenabrave, Academia CEO e FGV.
Voltar ao topo