O projeto Profissional Bom de Copa integra o Programa Bem Receber Copa do Ministério do Turismo. Foi proposto pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação com vistas a requalificar, em 2011, 8.000 profissionais do segmento de alimentação e bebidas, por meio da educação semipresencial, nas 12 capitais-sede da Copa do Mundo de 2014.
Os cursos serão ofertados com uma grande parte a distância e quatro encontros presenciais, para vivência, experimentação e troca de conhecimentos. Serão desenvolvidos materiais didáticos, compostos por plataforma educacional com os cursos on-line, vídeos e apostilas, desenhados exclusivamente para o público-alvo.
O projeto é destinado aos profissionais das categorias funcionais de garçons/garçonetes, atendentes, caixas e gerentes de bares e restaurantes.
Esses profissionais estão em ‘linha de frente’ no atendimento ao turista. Por meio desse contato é que se consolidará a imagem do Brasil para o mundo. Um atendimento adequado faz-se necessário, a fim de proporcionar bem-estar aos turistas que poderão agir como multiplicadores e alavancar o setor de turismo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil. É por isso que a sensibilização é pautada pelos slogans “A imagem do Brasil está em nossas mãos” e “O sorriso é por conta da casa!”.
Para participar, é necessário estar empregado no setor de alimentos e bebidas em um dos segmentos atendidos pelo projeto. Vale a pena destacar que mesmo os profissionais que atuam há muitos anos no segmento podem e devem participar, pois o foco da qualificação é comportamental. Não se trata de ensinar a ser garçom ou atendente, mas de como ser o melhor garçom e atendente para os turistas, compreendendo a importância de seu desempenho para formação de opinião dos turistas sobre o Brasil.
Para conhecer melhor os cursos e acessar o ambiente de estudos, basta acessar o site www.bomdecopa.com.br.